Portal da Cultura




  Anterior   |   Próximo   |   Voltar ao Índice   |
Visualizando Municípios: 62 total  


 PRESIDENTE FIGUEIREDO



Aspectos Histricos
As origens do município prendem-se principalmente à Nova Airão e Itapiranga, dos quais foi desmembrada a maior parte do território que hoje constitui Presidente Figueiredo, bem como a Manaus cuja vizinhança foi fator influente no desenvolvimento da região. Os primeiros assentamentos populacionais nesses pólos datam de 1657, para o local onde hoje é a cidade de Manaus, e 1668, o local hoje é a sede de Novo Airão. Foi a partir desses núcleos que se deu a consolidação e ampliação do povoamento do Baixo Rio Negro. Integrado no município de Manaus, Novo Airão passa a constituir distrito de capital em 1938, então com a denominação simplesmente de Airão. É em 1955 que se dá o desmembramento de Manaus, constituindo-se o município Autônomo de Novo Airão. Paralelamente, em 1952 foi criado o município de Itapiranga, contando em sua área com o atual vila de Balbina.
Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, é criado o município de Presidente Figueiredo, com territórios desmembrados de Novo Airão (sua parte no extremo leste, limítrofe a Manaus) e de Itapiranga (Vila e arredores de Balbina), bem como áreas adjacentes de Silves e Urucará. A instalação do município efetivou-se com as eleições gerais de 1982 e conseqüentemente com a posse do prefeito e vereadores em janeiro de 1983.
Limites
Município de Urucará
Município de São Sebastião do Uatumã
Município de Itapiranga
Município de Rio Preto da Eva
Município de Manaus
Município de Novo Airão
Estado de Roraima
Localizao: 8º Sub-Região – Região do Médio Amazonas

Altitude: 40 m acima do nível do mar.

rea Territorial: 24.781 Km²

Temperatura Mdia: 28,5 C

Acesso: Via Terrestre

Distncia
Em linha reta entre Presidente Figueiredo e a Capital do Estado, 107 Km.
Atividades Econmicas

Setor Primrio
- Agricultura: é baseada principalmente no cultivo de mandioca (principal produto), macaxeira, cana-de-açúcar, arroz, milho, feijão, além de cupuaçu, guaraná e frutas regionais diversas (mamão, cupuaçu, banana, abacaxi, abacate, laranja, pupunha, melancia, tucumã, etc.).
- Pecuária: o criatório no município consiste no desenvolvimento de gado bovino. Embora não existam dados disponíveis, é interessante observar que há, ainda que em pequenas quantidades, gado eqüino, caprino e suíno, em criatório doméstico e em pequenas fazendas (gado eqüino).
- Pecuária: o criatório no município consiste no desenvolvimento de gado bovino. Embora não existam dados disponíveis, é interessante observar que há, ainda que em pequenas quantidades, gado eqüino, caprino e suíno, em criatório doméstico e em pequenas fazendas (gado eqüino).
- Horticultura: esta atividade é voltada para o consumo local com excedente (quando há) exportado para Manaus. Os principais produtos cultivados são: coentro, cebolinha, alface, couve, abóbora, repolho, pimentão, tomate, berinjela, pepino, feijão de metro e quiabo.
- Pesca: as atividades ligadas à pesca no município: concentram-se na vila de Balbina.
- Avicultura: caracterizada como atividade tipicamente doméstica, para o consumo alimentar das famílias, a avicultura volta-se principalmente para o criatório de galinhas e frangos tipo caipira e de algumas raças melhoradas.
- Extrativismo Vegetal: atividade tradicional no município praticada através da extração de produtos como madeira, pedras, minério (cassiterita) e pescado extraído do açude de Balbina – rio Uatumã, exclusivamente Tucunaré.

Setor Secundrio
- Indústrias: padarias.

Setor Tercirio
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviço: hotéis, agências de viagem, supermercados, empresas de transporte coletivo, posto de gasolina, restaurantes, lanchoentes, feiras, agências bancárias.

Eventos
 Carnachoeira (09 à 12 de fevereiro)
  Festa do Cupuaçu e Feira Agroindustrial – CUPUAÇUFEST (19 à 21 de abril)
 Festival Folclórico (26 à 28 de julho)
  Festa do Sol (06 à 08 de setembro)
 Festa da Padroeira do Município (12 de outubro)
  Torneio de Pesca do Tucunaré (12 de outubro)
 Aniversário do Município (09 e 10 de novembro)
 


  Anterior   |   Próximo   |   Voltar ao Índice   |
Visualizando Municípios: 62 total  


Copyright 2001-2014 © Biblioteca Virtual do Amazonas - Todos os Direitos Reservados.