Portal da Cultura
 



 BIOMAS BRASILEIROS

Principais Biomas Brasileiros
Localizado entre 5º de latitude N a 32º de latitude S, com altitudes que vão do nível do mar a mais de 3.000 metros e importantes variações de condições climáticas, O Brasil, com uma superfície territorial de 8.511.996 km2 e no ranking dos países de maior megabiodiversidade do mundo ocupa a quinta colocação, reúne em torno de 70% de todas as espécies vegetais e animais do Planeta (Conservation International, s/d). A biodiversidade pode ser qualificada pela diversidade em ecossistemas, em espécies biológicas, em endemismos e em patrimônio genético. Devido a sua dimensão continental e à grande variação geomorfológica e climática, o Brasil abriga 07 (sete) biomas, 49 (quarenta e nove) ecorregiões, já classificadas, e incalculáveis ecossistemas.
Neste contexto, é inegável a importância do conhecimento e da conservação de seus biomas tanto para o equilíbrio do planeta quanto para a conservação da natureza como um legado às próximas gerações.

Os biomas brasileiros estão localizados nas 05 (cinco) regiões do País e são descritos de acordo com a Figura 02 mostrada a seguir.


Amazônia Caatinga
Campos Sulinos Cerrado
Mata Atlântica Pantanal
Zona Costeira  

* Dados referentes ao ano de 2001

 


Copyright 2001-2014 © Biblioteca Virtual do Amazonas - Todos os Direitos Reservados.